Estudo realizado pe publicado na Revista Brasileira de Fruticulturasobre o uso de silício (Si) para o controle de pragas usando AgriSil®.

Artigos sobre Desenvolvimento e Fitossanidade de Ameixeiras

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do silício (Si) aplicado via pulverização foliar em ameixeiras cv. Pluma 7, para o controle da bacteriose (Xanthomonas arborícola pv. pruni), mariposa oriental (Grapholita molesta) e pulgão-verde (Myzus persicae), bem como no desenvolvimento das plantas, em sistema orgânico de produção.

Para o ensaio, foi utilizado o produto comercial AgriSil® (98% de SiO2). O experimento foi conduzido em Guarapuava-PR, durante dois ciclos consecutivos (2010/2011 e 2011/2012). As doses utilizadas foram: 0; 1; 2;4 e 8 g L-1 do produto comercial, aplicadas quinzenalmente. Nos dois ciclos de avaliação, foram observadas reduções de até 85% na incidência da bacteriose com efeito quadrático das doses de silício. Os danos causados pela mariposa oriental, o número de pulgões, o diâmetro e o comprimento de ramos das plantas de ameixeira não foram significativamente influenciados pelas aplicações de SiO2.
Quanto ao teor de Si foliar, observou-se efeito linear positivo em função das doses de Si.

Conheça melhor

Para ler a matéria na íntegra
Clique aqui e leia o estudo usado para a Revista Brasileira de Fruticultura

Conheça melhor o produto
Clique aqui para conhecer melhor o AgriSil